segunda-feira, 23 de junho de 2008

separados à nascença




Obrigado ao Richard Core pela dica...

quarta-feira, 28 de maio de 2008

queremos o Gabriel Alves!

Circula uma petição online dirigida à TVI, estação que vai transmitir os jogos da selecção nacional no Euro2008, para que contratem o superlativo Gabriel Alves como comentador oficial.

De que estais à espera?

sábado, 12 de abril de 2008

morreu a época

e, com ela, este blog

segunda-feira, 24 de março de 2008

escandaleiras

Então anda a equipa a penar na Premier League, e o mister do Derby County é confrontado com um vídeo de si próprio a molhar a pena? Isto sim, desestabiliza um clube. E parece que não é de agora...

domingo, 23 de março de 2008

humilhado?

Giovanni Trapattoni terá vivido esta tarde uma das piores experiências, quiçá a pior, na sua carreira de treinador, ao ver o Salzburgo ser «cilindrado» em casa pelo Rapid Viena... por 7-0.

Trapattoni já aguentou coisas piores. E se 7-0 é humilhante, então lembro que Trapattoni já aguentou coisas piores num clube que já levou 7-0 na pá. O círculo fecha-se.


Trap e Álvaro Magalhães, uma dupla esquizofrénica e campeã (foto DN)

ir à bola de borla

Rangers comprou 2.500 bilhetes ao Sporting para dar aos adeptos

«Este é um grande agradecimento para os nossos adeptos pela sua extraordinária devoção. Eles têm sido fantásticos no apoio e no comportamento durante os jogos. Por isso, temos todo o prazer em lhes oferecer estes bilhetes», explicou Martin Bain, director-executivo do adversário do Sporting.

O União de Leiria deverá imitar a iniciativa, oferecendo 5 a 7 bilhetes aos adeptos que não falham uma.

quinta-feira, 20 de março de 2008

olho para o negócio

Com jeitinho, o Sporting despacha um Purovic e fica com dinheiro para comprar meio Grimi usufruindo também do outro meio.

terça-feira, 18 de março de 2008

os hooligans de Sesimbra

PSP detém futebolista no relvado e leva-o equipado e de chuteiras

O capitão de equipa do Grupo Desportivo de Sesimbra foi detido em pleno relvado, após o jogo de domingo frente ao Comércio e Indústria, pela PSP de Setúbal, sendo encaminhado para a esquadra da Bela Vista ainda equipado e de chuteiras. Nuno Silva é acusado de "injúrias" às autoridades, após uma cena de pancadaria na bancada, onde um director do Sesimbra foi violentamente agredido na cabeça, com duas muletas. (...) "Nem deixaram o homem tomar banho", lamentou ao DN o presidente do Sesimbra, Sebastião Patrício, que estava no banco da equipa, avançando que o clube vai processar criminalmente o agressor de Eduardo Rigor, que está identificado e cujas muletas foram apreendidas, lamentando ainda o dirigente sesimbrense que "a polícia nada tenha feito para proteger o nosso director. Se o Nuno foi preso por dizer umas coisas, todos nós devíamos ser, porque também desabafámos a nossa revolta contra os polícias."

o Materazzi tuga

Pinto da Costa: «Estava à espera do sumaríssimo a Cardozo»
PRESIDENTE COMENTA POSSÍVEL SANÇÃO A BRUNO ALVES


Pois bem, eu vi o lance em directo e devo dizer que já é altura de lembrar este carniceiro de que há limites para tudo, especialmente para biqueiradas na nuca do pessoal. Quanto ao Cardozo, aprendeu depressa. A cotovelada ao Tonel derivou numa fita um bocado parva, mas nas competições europeias não há complacência para extremidades pontiagudas.

Mas voltemos ao Bruno Alves:



Há-que admirar o poder de impulsão. E a lata do gajo.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Sporting 4 - 1 Nacional

Empate a zero justifica-se até ao momento de demência absoluta. Se o Purovic e o Farnerud estivessem em campo naqueles minutinhos, até marcavam. Mesmo assim faltou um Carlos Bueno para meter 4 duma assentada.

Rui Patrício em altas.

modalidades em expansão

Porque o desporto não se esgota no futebol, e porque ainda não foi criado o decatlo de jogos florais, orgulho-me de dar merecido destaque a duas modalidades que se vêm afirmando junto do grande público.

Uma delas é o póquer, onde o português Ricardo Sousa, que também responde pela alcunha de “LostLucky”, fez história no passado fim-de-semana ao conquistar o segundo lugar da etapa de Varsóvia do EPT (European Poker Tour). Impressionante. A propósito, isto não me diz absolutamente nada, mas não é por isso que deixo de destacar.

A outra modalidade que tem vindo a captar a atenção dos amantes do desporto, embora seja já um clássico entre os povos do Sul da Europa, é o arremesso de objectos. Cá no burgo já experimentámos até com telemóveis, mas a única garrafada certeira de que tenho memória atingiu o Fernando Alvim numa "performance" do que dele restava, em Aveiro. Desta feita, o alvo do arremesso certeiro foi um redes, em Espanha.

O adepto acusado de atingir o guarda-redes do At. Bilbao com uma garrafa foi libertado esta manhã, depois de ter estado detido durante dois dias, mediante o pagamento de três mil euros de fiança. O clube basco defende entretanto que não terá de disputar os 21 minutos que restam do encontro com o Bétis, interrompido depois do incidente que lesionou o guarda-redes Armando.

Ao contrário do póquer, este artigo tem as imagens do impacto. O dito adepto andava, de certeza, a treinar a pontaria.

o problema do Benfica... (II)

Futuro de Chalana discutido hoje na Luz
REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAD
A solução de transição não colocou a equipa no rumo das vitórias e existe quem defenda a contratação de um novo técnico quanto antes, para que o Benfica possa ainda garantir os objectivos por que luta até final da época: acesso directo à Champions e Taça de Portugal


O homem teve dois jogos numa semana. Esteve à frente da equipa somente durante essa semana. Faço um desenho?

domingo, 16 de março de 2008

filhadaputice

Van Impe controlado no crematório

Kevin van Impe, ciclista belga da Quick Step, nem queria acreditar: a meio da semana encontrava-se no crematório de Lochristi (Norte da Bélgica), cuidando das formalidades para o funeral do filho (Jayden, que morreu seis horas depois do parto prematuro), quando foi abordado por um responsável de controlos antidoping inopinados.

Já se falava da legalidade destes controlos, porque atentam contra a privacidade dos atletas, mas quem foi o maioral que achou que era boa ideia ir ao crematório e mandá-lo urinar num copinho? O que me parece seria a solução correcta era encher o gajo de porrada e depois mijar-lhe em cima. Conseguem testar roupas, certo?

sábado, 15 de março de 2008

o problema do Benfica...

... é claramente a necessidade do imediato sucesso. O Benfica é sempre campeão na pré-época, e com sorte até à 4ª jornada. Depois, não. Um treinador chega, não ganha 10 jogos seguidos, lenços brancos, é uma merda e vai para o olho da rua. Um jogador chega, não marca um hat-trick no primeiro jogo, vai de assobio, é uma merda, acaba por sair ou segue uma carreira profissional de aquecer banco. Se as capas d'A BOLA estivessem todas certas, o Benfica teria neste momento um plantel de cerca de 500 jogadores, e claramente a melhor equipa da História do Futebol. Em vez disso, têm o Edcarlos e cenas do género. Além disso, têm o Orelhas como presidente e manda-chuva-em-chefe.

Para não virem dizer agora que isto é violência gratuita, passo a concretizar: despediram o Fernando Santos depois da 1ª jornada, Camacho chegou de jacto privado numa manhã de nevoeiro, correu mal, Camacho foi embora (não esquecendo, claro, a tragédia que teve de suportar, e que eu não desejo a ninguém) e foi preciso arranjar uma alternativa. Chalana estava no banco. Chalana assume o comando. Chalana não consegue ganhar ao Getafe, assim com um par de dias para se preparar, e já paira o abutre do despedimento sobre a sua cabeça?

Nos últimos dez anos, o Benfica ganhou um Campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Querem saber porquê?

sexta-feira, 14 de março de 2008

quarta-feira, 12 de março de 2008

no fundo duma fossa de merda

O Beira-Mar já viu melhores dias, a acreditar, neste resumo no Record das situação contas Beira-EMA-CMA:

A Câmara Municipal de Aveiro prepara-se para transferir 2,3 milhões de euros para a empresa (EMA) que gere o estádio. Uma parte (1 milhão de euros) do valor destina-se ao aprovisionamento relativo ao IMI (Imposto Municipal de Imóveis), no caso da autarquia não isentar o recinto do seu pagamento. Do restante montante, 850 mil euros serão para liquidar a obrigação legal de saldar o défice que a EMA apresentou no balanço final do exercício de 2007, sendo que 400 mil euros serão daí extraídos para o abatimento da dívida ao Beira-Mar, avaliada em 1 milhão e 850 mil euros. Não está ainda definida a data em que a verba será creditada. (...)

exportamos excelência

Paulo Duarte vai ser seleccionador do Burkina Faso. O antigo treinador da União de Leiria tem até 6.ª feira para responder a um convite daquela federação africana e, segundo Record apurou, vai aceitar.

Eis o perfil desta potência mundial cuja representação desportiva estará ao cargo do melhor que conseguimos mandar para lá.

De Leiria, com amor.

terça-feira, 11 de março de 2008

inquéritos

Agora que acabou a época de caça ao comentador desportivo, ficam os resultados do inquérito anterior: Dias Ferreira bate Fernando Seara por 6-3 na corrida para o título de Marreta Mais Engraçado.

Agora digam-me que equipa vai terminar a Liga em 2º lugar.

segunda-feira, 10 de março de 2008

A Úlcera Seguinte

Dias Ferreira gosta tanto do Sporting que se lhe tolda o raciocínio. E tem uma úlcera.

enquanto os Marretas discutem

A arbitragem no Brasil está debaixo de fogo. Um árbitro deu dois amarelos a um jogador e não o expulsou, e um bandeirinha dançou a gozar com os adeptos. Já em Inglaterra, a cleptomania é que está a dar...

terça-feira, 4 de março de 2008

prioridades trocadas

O desporto sempre foi um factor normalizante perante crises internacionais, desde as tréguas dos Jogos Olímpicos, até à conquista pela selecção iraquiana de futebol da Taça da Ásia, em 2007. De facto, o desporto é das poucas coisas que consegue unir multidões e fazer a ponte entre diferentes culturas num mundo cada vez mais dividido e conflituoso.

No Reino Unido, ponderam dar uma machadada nisso. Que tenham uma quezília particular com Robert Mugabe, apesar de visitarem alegremente outros carniceiros tão maus ou piores, é lá com eles. Agora impedir desportistas do Zimbabwe de competir no Reino Unido é uma imbecilidade total.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Do Desespero

O que dá ser adepto do Sporting é ter a fleuma necessária para aceitar as desilusões. Ao contrário deste gajo:

Vasco vs Flamengo

Sporting 1 - 1 Benfica

Paulo Paraty vai deixar a arbitragem no final da temporada. Boa onda.

domingo, 2 de março de 2008

prognósticos para o derby

Perante esta convocatória tenho algumas esperanças que o meu Sporting espalhe magia, mas francamente, ou vai ser um sonho de jogo, ou vai ser uma merda de jogo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

as formigas comem "fruta"

Jogador atacado por formigas no Brasil

Durante um jogo, e após sofrer uma falta, Marcos Paulo caiu em cima de um formigueiro. Depois, foi vê-lo a tentar tudo para se livrar da "comichão". Tirou a camisola, molhou-se com água acumulada numa poça, mas acabou por ter que abandonar o relvado em correria. Foi aos balneários para se recompor e só depois conseguiu voltar ao terreno de jogo. E tudo isto debaixo do olhar espantado de árbitro, companheiros e adversários.

Maria José Morgado segue dentro de momentos para dar imunidade às formigas que testemunhem contra Pinto da Costa. Saldanha Sanches vai beber umas caipirinhas.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

NÃO FUI EU

Rui Santos agredido no parque de estacionamento da SIC

Quando se preparava para abandonar as instalações da televisão de Carnaxide, pouco depois da uma da manhã de hoje, Rui Santos foi surpreendido já dentro do carro. Os três indivíduos levavam barrotes de madeira.

«Não me deixaram fechar a porta, mas tiveram dificuldade em agredir-me porque eu afastei-os com vários pontapés e não me conseguiram tirar do carro», conta Rui Santos, que viu os agressores fugirem quando um segurança da SIC veio em seu auxílio.


Resta saber o que queriam fazer-lhe com os barrotes de madeira.
Vergonhoso.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

volta, Materazzi, estás perdoado

Inglaterra chocada por Eduardo da Silva

Entrada de um jogador do Birmingham partiu a perna ao avançado do Arsenal. (Veja o vídeo do lance no fim do texto.)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Marco Materazzi II

O HOMEM QUE EXPULSOU MARCO MATERAZZI

Materazzi, o bruto, Materazzi, o carniceiro, Materazzi, o provocador, Materazzi, The Matrix, não esteve em campo esta terça-feira, com o Liverpool. Foi substituído pela sua reputação. E só por isso acabou expulso, aos 30 minutos. A serem cometidas por qualquer outro jogador, as faltas que lhe custaram dois amarelos não valeriam sequer um olhar de aviso do árbitro. Mas Materazzi já está no patamar dos consagrados. E, ao pressentir a oportunidade de expulsar o homem que domina o top ten de qualquer antologia de violência no futebol, o belga Franck de Bleeckere não hesitou. O Inter jogou uma hora com um homem a menos, perdeu 2-0 e está em risco de ver novamente adiada a promoção a grande da Europa.

No final do jogo, quando perguntaram a Ibrahimovic o que tinha acontecido, a resposta foi lacónica e azeda: "Perguntem a Materazzi." O sueco sabe do que fala: imaginem o que será ter de cruzar armas com The Matrix, treino após treino. Que Materazzi tenha sido, por uma vez, um cordeirinho vítima da sua reputação, é um daqueles acasos da História que o tempo vai rectificar. Os avançados da Sampdoria fariam melhor em reforçar as caneleiras, este domingo. O homem já é uma lenda, mas continua a ser uma lenda que bate forte.


Nuno Madureira, no DN

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Marco Materazzi

Tensão no Inter de Milão
Ibrahimovic não poupa Materazzi
Avançado sueco foi lapidar quando comentou a derrota em Liverpool. "O que aconteceu? Perguntem a Materazzi", disse.


Há craques e craques. Marco Materazzi consegue sacar o som "crack!" de qualquer craque. Possivelmente o maior carniceiro da História do Futebol, este gajo não joga viril, como um Paulinho Santos ou um Vidigal. Este gajo é um assassino. Contemplem o top 5 das entradas deste internacional italiano e depois digam-me que o Zidane não é um porreiro (pá)!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

uma justa homenagem

Tenho muito mais cabelos brancos desde que o Grande Gabriel Alves saiu da RTP. Quem não sente falta dos seus míticos remoques, desde poéticas considerações sobre moderníssimas tácticas num qualquer Moreirense - Penafiel, até às biografias das avós dos jogadores. Calculo que tenha sido despedido quando se tornou demasiado óbvia a sua paixão platónica por Cristiano Ronaldo. Aliás, assim que ganhar o Euromilhões, vou comprar um fardo de haxixe e organizar um torneio de PES'08 comentado in loco por este símbolo da cultura futebolística nacional. Fica aqui uma justa homenagem ao homem que fazia um remate rasteiro sair por cima da trave.


sábado, 16 de fevereiro de 2008

eu acho que é mau olhado

A vinda de Makukula para o Benfica, e portanto a sua mudança de residência para Lisboa, está atribulada. O seu empresário foi sequestrado durante 12 horas e roubaram-lhe o dinheiro para pagar o apartamento do jogador.

Bad jo-jo!

pré-proto-movimentações

Esta época o Sporting contratou ou pediu emprestados gajos muito bons e gajos muito maus. Agora começam a separar as águas. Marian Had está de saída para o Lokomotiv, uma vez que, com a chegada de Grimi, mais vale ir preparar a próxima época. O empresário de Purovic diz que o jogador está a ser prejudicado pelo modelo de jogo - discutível, mas pronto - e também pode sair no final da época. Entretanto é preciso pagar 2 milhões de euros por metade do passe de Vukcevic, mais 3,5 milhões pelo Izmailov e parece que o AC Milan faz um jeitinho e baixa o preço do Grimi. Ou seja, despachava-se um par de inadaptados e guardavam-se as boas surpresas. Falta dinheiro? Simples. Vende-se o Miguel Veloso a peso, e ainda sobram uns milhões para gastar nas desgraças da próxima temporada...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

graçolas no e-mail

Mais cedo ou mais tarde, isto tinha que ficar aqui exposto: Paulo Bento foi procurar reforços para a equipa no Paquistão.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Benfica 1 - 0 Nuremberga

Jogo mediano, árbitro péssimo, Rui Costa enorme e Camacho pinta o cabelo.

Sporting 2 - 0 Basileia

Afinal conseguem jogar bem! Deu gosto de ver um Sporting bom de bola, para variar da pobreza dos últimos tempos. Vukcevic é enorme, física e tecnicamente. Só não é muito esperto, aquela brincadeira saiu-lhe caro.

Agora o que me pareceu evidente é que o problema do Sporting é o formato de competição. Numa competição a pontos, como a Liga, ou até a fase de grupos da Champions, não se safam bem. Mas entretanto ganharam a Supertaça, estão na final da Taça Berardo, um bom primeiro resultado nas eliminatórias da Taça UEFA... O meu Sporting só joga no tudo-ou-nada!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Inquéritos actualizados

O último inquérito teve uma participação baixa, em parte por ser dirigido a apenas uma parte do público. Sendo assim, voltamos a tópicos transversais.

Dos resultados deste, sabemos que a malta tem fé no Celsinho (nenhum voto) e que o Purovic e o Marian Had (4 votos cada) baixaram brutalmente a fasquia.

Agora digam-me qual dos Marretas do Dia Seguinte é o mais engraçado! Podem seguir o programa na SIC Notícias às segundas-feiras à noite. É bom entretenimento, especialmente quando o Vieira invade o estúdio...

LFV ataca de novo

"O Benfica é Portugal", lembrou Vieira no Parlamento Europeu
O dia foi "histórico", nas palavras do presidente do Sport Lisboa e Benfica, que inaugurou ontem uma exposição sobre o centenário do clube no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

De acordo. Trata-se do centenário do clube com mais sócios no mundo e com uma história e um palmarés invejáveis. Por outro lado, o DN faz questão de mandar a mística abaixo logo a seguir. Se o Benfica é Portugal, isto não surpreende quem conhece Portugal:

Inscrição do jovem Bruno Silva pelo Benfica já foi anulada
Bruno tem apenas nove anos (feitos em Janeiro) e ainda não consegue perceber porque não pode jogar à bola. O pai desespera por não conseguir explicar ao filho que o prejudicou - "inconscientemente", diz - quando assinou um documento para o Bruno jogar pelo Benfica num torneio em Espanha, quando ele já tinha um acordo assinado com o Sporting. Resultado? Um conflito de interesses que acabou com um queixa do pai na Federação contra os encarnados, por inscrição indevida no campeonato nacional, pedindo que a mesma fosse anulada. O pai acusa os dirigentes do Benfica de usar o documento para inscrever o Bruno como atleta do clube, impedindo-o de jogar pela Bragafut (escola que frequenta) e de participar em torneios pelo Sporting.

Trata-se, evidentemente, duma cabala, duma urdidura contra a instituição Sport Lisboa e Benfica e o seu presidente. Esperam-se denúncias do próprio e de Leonor Pinhão, e quem sabe um filmezito...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

futebol de categoria

Geórgia perde com Letónia

Tudo bem que a Geórgia vai defrontar a Selecção Nacional daqui a uns tempos, mas a tónica em Geórgia perde em vez de Letónia ganha é importante. A Letónia, essa potência futebolística doutra galáxia, é um saco de pancada tão fixe! Houve um jogo, aliás, que não foi Liechtenstein ganha mas sim Letónia perde... Infelizmente A BOLA já não tem isso no arquivo, mas lembro-me que foi na altura em que o Liechtenstein foi invadido.

Tudo isto tem um toque paranormal, não?

Tomaz Morais em entrevista

O chefe da alcateia deu uma entrevista ao Expresso que vale a pena ler, quanto mais não seja porque este gajo pode não ser o maior, mas é o mais determinado.

A entrevista está separada em várias partes e há vídeos pelo meio, portanto basta entrar numa destas e ir rebuscando na lateral.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

digam quando, e eu estou lá!

Iordanov ganha no tribunal do trabalho

O Tribunal de Trabalho deu razão a Iordanov no processo que o antigo jogador moveu contra o Sporting. O clube de Alvalade fica assim obrigado à realização de um jogo de homenagem ao búlgaro.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Belenenses 1 - 0 Sporting

ENTÃO, PÁ??

Jogo feio, só se safou o golo do Zé Pedro que foi muito bom. Gostava de ter visto se esse Tiuí é de facto bom, mas para isso era preciso que alguém tivesse jogado mesmo. O Miguel Veloso devia rodar um pouco com o Adrien, parece-me. De resto, não houve pernas.

Estou muito desiludido.

ai, Benfica...

Um gajo chamado Luís Avelãs escreve uma crónica giríssima intitulada Vulgaridade na Luz no Record e o DN diz-nos que Serguey Yuran "Gostava de treinar um clube português".

Será coincidência ou será Yuran é a resposta certa para acabar com a vulgaridade do Benfica?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

outros mercados de Inverno

Eis a transferência mais arrojada de que ouvi falar nas últimas semanas, e donde menos esperava...

Pau Gasol nos Lakers

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

errata ao inquérito

Como eu sou uma besta, e estejam à vontade para me contrariar, incluí o Farnerud na lista, só que isso não faz sentido, uma vez que já cá estava. Vai o Marian Had para a lista. Manel, obrigado pela correcção.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Rui Santos e flops verdes

Fechada a sondagem sobre o indescritível comentador, ficam os resultados:

Rui Santos: génio?
Não - 90%
Sim - 9%

Nova questão, e porque temos que começar por algum lado, analisemos os flops da temporada, neste caso do Sporting. As possibilidades são totalmente arbitrárias (ou até não) e se se lembrarem de mais alguma, é só dizer.

Parabéns, Paulinho!

Para celebrar o aniversário do roupeiro mais famoso do planeta, nada como uma vitória sobre o Penafiel. Homem do jogo, Marat Izmailov, dois golos e uma assistência. Comprem-no lá de vez, que vale bem a pena!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

tão lindo que verti mais uma

Dias Ferreira: "eu sei contar! eu tenho a 4ª classe antiga, nem preciso dos dedos. até podia contar sem dedos, salvo seja. eu tenho a 4ª classe antiga."
Guilherme Aguiar: "e o 7º ano de praia."

tão lindo que verti uma lágrima

Fernando Seara ficou chateado porque Guilherme Aguiar desvalorizou a pancada que Rui Costa levou no joelho ao fintar um jogador do Vitória: "o joelho do Rui Costa bateu no joelho dele". Depois dum curto silêncio com os lábios fortemente fechado, dispara: "o pé do Liedson bateu no pé do Helton!... é ex-... é... PIMBA!!"

carícias

Acabo de ver a repetição do lance da pisadela do Bruno Alves ao João Moutinho, sem zoom nem slowmotion, e foi duma violência parva. Isto era rebentar-lhe a focinha.

Da História e Do Tempo

Interrompendo Guilherme Aguiar quando este falava dos resultados obtidos pela equipa do FCP treinada por Tomislav Ivic, que jogava só com um avançado, eis Fernando Seara a lançar a questão fundamental: "quem era o extremo esquerdo?"

Entretanto, Guilherme Aguiar acusa Dias Ferreira de ter um crédito de várias horas oratórias a mais no últimos programas, e este acusa-o de dar a volta a questão, justificando-se com a insistência dos seus pares e da comunicação social a respeito da crise no Sporting.

imediatamente a seguir

Dias Ferreira: "quer dizer, se um cego for contra uma pessoa, olha, devia ter visto, não?!"

dia seguinte seguinte

Cá estou eu a assistir a uma repetição do Dia Seguinte, a ver os velhos a discutir. Até agora, já deu para ver que Guilherme Aguiar martela forte num fora-de-jogo não assinalado no segundo golo do Sporting. Dias Ferreira está muito chateado. Fernando Seara manda bocas. Só pode melhorar...

intendência

Como já dei um jeitinho ao Coisas da Causa, dei também um jeitinho aqui. Faltarão algumas coisas, mas vai-se fazendo. Comentários são bem-vindos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

há os frangos e há os estúpidos

A pequena área do City estava cheia de balões com as cores do clube de Manchester, e um desses balões "fintou" Michael Ball, alterando a direcção da bola. O defesa falhou o alívio e a bola sobrou para o avançado Shelton, que fez o segundo golo do Sheffield United, que afastou o Manchester City (2-1).

Tem o vídeo no final da página. Surreal.

Sporting 2 - 0 FCP

Podia dar outros títulos a esta posta, como por exemplo "biqueirada na crise" ou uma patacoada do género. O certo é que gostei do que vi.

A equipa do Sporting correu como há muito não se via, e conseguiu desta forma aproveitar-se do estilo de jogo do Porto - rápido e aberto. Vi muitos bons cortes arriscados, vi pressão bem alta e uma segurança defensiva a toda a prova. Polga e Tonel estiveram bons demais, e o marrazense Patrício mostrou credenciais seguras. Mas a parte verdadeiramente boa foi a parelha de extremos do Leste: Vukcevic e Izmailov. O segundo voltou a marcar ao Porto, depois do golaço da Supertaça, e correu, correu, correu... Tive aliás esperanças que rebentasse a focinha ao Bruno Alves. Nunca se metam com um russo. É muito má ideia. Já o montenegrino é o novo Sá Pinto. Aquele salto para a bancada foi um pormenor de rara beleza. Suponho que tenha magoado 3 ou 4 gajos com um abraço. Liedson também merecia um golinho, e foi por pouco. Bateu-se bem na frente, e com a consistência defensiva do Porto ao longo de quase todo o jogo (falhou naqueles minutos em que o Sporting marcou 2 golos) o golo seria sempre difícil. Quando as pernas falharam, o Porto apertou e a aposta caiu exclusivamente no contra-ataque, a tarefa tornou-se ainda mais complicada. Paulo Bento devia ter refrescado a equipa, sobretudo substituindo Miguel Veloso por Adrien. Travar Lucho é uma tarefa homérica, e se for preciso um gajo diferente por parte, faça-se!

Do lado do Porto, volto a Lucho para começar. O homem é um jogador dum nível a que não estamos habituados em Portugal. Tem pulmão, visão e técnica. Lucho é um luxo a que poucos se podem dar, e com retorno mais que evidente. Lisandro foi também uma força em campo, como aliás ao longo de toda a época. Também merecia o golo, mas não aquele em fora-de-jogo. Aliás, se o golo tem sido limpo, o jogo teria claramente um resultado bastante diferente. O grande problema do Porto, que se tornou mais grave com o seu ascendente ao longo de toda a segunda parte, foi a exasperante falta de pontaria. Sendo adepto do Sporting sei muito bem o que isso é. Ontem a bola não ia entrar, ponto final! Ainda assim, a equipa nortenha teve fortes bónus. Umas quantas cargas do Bruno Alves a merecer cartão vermelho, quer directo, quer por acumulação, e em especial aquela pisadela ao capitão João Coração de Leão. Quando acertava no Vukcevic é que a coisa se tornava rídicula, porque esse nem as sente. Ainda assim devia ter saído de campo a mal e antes do final.

Agora basta que o Sporting continue a jogar como jogou ontem e decerto se vai sair melhor nas competições em que está envolvido. O primeiro lugar na Liga é utópico, porque o Porto não quebrou nem quebrará. Já o segundo lugar é alcançável, as Taças também, e esperamos para ver como se safa na UEFA. Espero que comprem rapidamente o passe do Izmailov. Excelente aquisição.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

17 de novembro de 1960


eusébio da silva ferreira completa hoje 66 anos...o que além de querer dizer que conheço alguém que hoje será carregado por uma prostituta em ombros até casa...também merece que alguém se lembre de lhe dar os parabéns...
(a data no título é referente à data da sua chegada a lisboa...e viva e o benfica!)

CAN´2008


Grande CAN até agora, média de golos elevada, e muitos deles de grande qualidade. E até agora uma grande revelação, Manuel Agogo do 3º escalão do futebol inglês, é um avançado muito inteligente que joga na selecção do Gana. Revela uma cultura táctica muito interessante, assim como uma técnica individual apurada; talvez tenha uma vontade demasiado grande de mostrar serviço, pois mostra pormenores fruto da imaturidade e do nervosismo. É no entanto um nome a fixar.

Outro é o irmao de Hadji a jogar na selecção de Marrocos, continuando a tradição de família, assume sem medo o papel de patrão do meio-campo revelando alguns pormenores de técnica em velocidade dignos de registo.

Outra referência que aqui gostaria de deixar é a Fendouno, avançado da Guiné, a jogar neste momento no Bordéus faz lembrar o "Grande Pedro Barbosa" mas mais rápido (compreensivel) e mais forte, já na magia é igual. Jogador patrão da equipa da Guiné, estava a fazer uma partida em grande frente a Marrocos, no entanto um comportamento ingénuo ditou a sua expulsão, vai ficar fora da próxima jornada frente à Namíbia, equipa mais fraca do grupo o que acabou por resultar numa certa felicidade pois a Guiné é claramente favorita. Mas atenção á Namíbia dos ultimos minutos frente ao Gana, que com a velocidade de Brendell avançado do 1º de Agosto de Angola quase surpreendia os anfitriões.

Dos jogadores mais cotados nesta CAN, referência positiva até agora para: Bangoura (GUI), Seydou Keita (MAL) e Yaya Touré (IVO).

à atenção dos lampiões

Leiam, no DN, Roger: o 'apagão' de um craque e expliquem-me por que o consideram um craque e, caso justifiquem bem essa, o que lhe aconteceu para deixar de ser um craque. E não me tentem vender um kit.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Tomates e Assobios

Valete, é um nome mais ou menos conhecido do panorama hip-hop português, é um sportinguista e é alguém que não se coíbe de expressar a sua opinião. Clicando no link acima, serão transportados para o sítio onde ele funde todas essas suas características.

Ao cuidado dos demais sportinguistas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

desta tava à espera

Dias Ferreira: "se os bois têm nomes, os papagaios também têm nomes!"

Barda seguinte

Dias Ferreira: "o que estou a dizer é uma verdade de La Palisse, ou de amigo-banana, que é a expressão portuguesa"

Analogias rebuscadas

Dias Ferreira comparou os desabafos de Ricardo Quaresma a desabafos do Capitão de Mar e Guerra Pinheiro de Azevedo, da Junta de Salvação Nacional, quando o chamavam de fascista. Não consta que tenha proibido o fumo.

Também acha que, se Jesualdo Ferreira quer ganhar a Liga dos Campeões, "talvez apanhe uma congestão!" (sic)

Saltando de Quaresma para o golo de Cristiano Ronaldo, comenta "já viu que só falamos no Sporting?"

Agora queixa-se das filas para o jogo contra o Lagoa, e acaba por confessar que passou à frente duma fila com uma cunha...

Continuamos a acompanhar.

Os Marretas

N'Os Marretas, havia dois velhos rezingões. No Dia Seguinte, há três. E é um espectáculo muito bom. Ao menos hoje não estão a dizer mal da TAP, nem debitam tanta palha como o Rui Santos. É bonito. Bom de ver.

Hino do CBL

Fui buscar esta ao fundo do baú:

CBL
CBL
CBL
Nosso lema é trabalhar
Fazer história
CBL
CBL
CBL
Mais em frente
O destino
Nos reserva a vitória

Vibramos com a bola em cada cesto
Disputamos cada lance com ardor
Desporto para nós é estar na luta
Competindo com respeito e com rigor

CBL
CBL
CBL
Etc.

O caminho que nos faz altos e fortes
É desporto, educação, é uma vontade
Conquistamos cada ponto com bravura
E a nossa voz é só uma voz, a da verdade

CBL
CBL
CBL
Etc.

A nossa Chama, o nosso alento é uma conquista
Que aprendemos em cada treino, em cada dia
De ãos unidas cada jogo é p'ra vencer
E os resultados serão vitória e alegria


Letra de Mota Ascenso



Espero ainda um dia arranjar o áudio desta verdadeira obra de arte, mas para já fica a letra, que decerto despertará boas memórias e saudade nos corações dos jogadores, dos homens, formados por este grande clube. Saíram mais homens que jogadores, creio, mas ainda assim. Relembro a paixão do Sr. João Loureiro, a alma deste clube, ao entoar esta autêntica ode ao desporto, e cuja figura (e sobretudo interpretação do tema) inspirou também os atletas do C.A. Queluz num torneio. Pediram para serem convidados de novo, porque queriam ouvir outra vez o senhor de barba a cantar o hino.

Fica então a homenagem ao Clube e ao seu mais entusiasta dirigente, um abraço para a malta do CAQ, e para todos aqueles com quem ombreei ao longo de vários anos de prática desportiva:

ALZIRA - ARROZ DE PATO!

Grupos CAN´2008


A realizar no Gana, aqui está o figurino da edição deste ano em que o Egipto se apresenta como defensor do título.

Group A
(Accra)
Ghana
Namibia
Guinea
Morocco

Group B
(Sekondi)
Nigeria
Benin
Mali
Cote d'Ivoire

Group C
(Kumasi)
Egypt
Sudan
Zambia
Cameroon

Group D
(Tamale)
Tunisia
Angola
South Africa
Senegal

Apontamento de humor


Infelizmente não tenho sentido a alegria do futebol, o campeonato está praticamente decidido, as competições Europeias estão paradas, e o mercado de Inverno foi desinterssante; por isso aqui deixo um gracejo em futebolês enquanto não começa a CAN´2008 (que se tudo correr bem será acompanhada pelo laCausaSportif).

Então aqui vai:

O C. Ronaldo rói as unhas ? Não, mas o Van Nistelrooy.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Valentyn Melnychuk

Não há volta a dar. Este homem é um senhor. Pegou na selecção nacional de basquetebol, foi ao Eurobasket'07 e pôs Portugal em 9º lugar. Por azar, calhou na mesma altura em que os Lobos se tornaram a sensação ao participar no Mundial de Rugby. Com enorme respeito e admiração pelos Lobos e por Tomaz Morais, tenho a declarar que gostei mais de ver a selecção de basket a ganhar à Letónia e a apurar-se para a segunda fase, com uma ajuda enorme da Croácia.

Como este homem é um senhor, chamo a atenção para os seus feitos desportivos e até vou esquecer a participação num episódio dos Morangos com Açúcar. Deixo aqui umas peças que encontrei no Record e no sítio da LCB.

Curiosamente, ainda me lembro de o ver como treinador da equipa de iniciados do Eléctrico de Ponte de Sôr, a defrontar o enorme CBL no já arrasado Pavilhão Municipal de Leiria. Bons tempos.

Bons hábitos

Fui ao quiosque comprar A BOLA há bocado, algo que não fazia há uns tempos (desde que o Sporting ia emprestar o Stojkovic), e lendo na diagonal, já valeu a pena.

Leonor Pinhão acha que Katsouranis andou este tempo todo de castigo a comer chocolates e que Camacho devia voltar a gritar e gesticular imenso.

O meu título favorito foi PETIT problema MAXI solução.

A página de humor vai buscar ao baú o Panduru - intencionalmente, já que qualquer página séria que refira essa glória cai na categoria de humor muito facilmente.

Daniel Reis, em Bolas da bancada, faz o merecido elogio ao trabalho de Valentyn Melnychuk, cujo trabalho enquanto seleccionador nacional de basquetebol passou para segundo plano porque os Lobos foram levar coças monumentais ao Mundial...

Racionando um pouco...

... até que ponto custo zero não será demasiado coincidente com talento zero? Contrariem-me, por favor.

Será desta?

O meu Sporting foi buscar o Tiuí para reforçar a frente de ataque. Este ao menos não promete golos, como todas as aves-raras que por cá passam, e entende português, que não o caso do Purovic. Há vantagens nisto, mas continuo céptico. Se calha um novo Celsinho estamos na merda.

Passando para o expectativómetro, saliento o título do Jornal de Notícias, que no artigo se desmarca dele (bipolares, decerto):

Tiuí "Henry" assina pelos leões

Fazer concorrência à poesia d'A BOLA não é para quem quer, é para quem sabe, meus senhores.

desfibrilhador

Uma semana e ninguém põe cá nada? Estou a ver que não posso ir de fim-de-semana a lado nenhum...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Danificar a camisola

«Isto está péssimo» (Tonel)

Brilhante, Holmes. À carga. E bate no Purovic.

Vitória Setúbal 1 - 0 Sporting

O Setúbal jogou bem.
O Sporting não jogou de todo. Recorrente.

Expliquem-me!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Será que "Puro" é uma "Mrda" ?


Concordo com a análise feita no post "Boavista 2 - Sporting 0", e gostaria apenas de acrescentar alguns pontos que me parecem pertinentes:

- Não percebo a teimosia ou o desleixo que leva Paulo Bento a optar pela opção Ronny para bater todos os livres, acho que já se percebeu que aquele jogador extremamente aparentado com o Darth Vader se vai ficar pelo livre que concretizou em golo frente à Naval a época passada. Será que vamos acabar esta época sem ver Miguel Veloso a chutar um livre, como fez com êxito na selecção de sub-21? E Vukcevic? Não justificará uma oportunidade?

- Já não aguento ver Purovic em campo, posso estar a ser injusto (não me parece), mas Purovic é de facto paupérrimo, para além de ter demorado a aprender a regra do fora-de-jogo, também não percebeu como é que jogam dois pontas-de-lança no mesmo esquema aparecendo sempre no pior local e arrastando vezes sem conta a sua marcação para o sítio onde está Liedson. Parece-me de uma ironia tremenda haver outro ponta-de-lança dos balcãs em Portugal com um nome mais oportuno para o tipo de futebol praticado por Purovic, esse chama-se Mrdakovic e parece-me melhor jogador.

Cromos com fartura

Para todos os nostálgicos, eis O Cromo dos Cromos, um site dedicado a... bem, a cromos. Da bola, claro.

Até agora, o meu favorito é o Franco F.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Boavista 2 - 0 Sporting

Acabei de ver o jogo, e deixo aqui umas notas...

- O Boavista jogou bem, sofreu, acabou com jogadores a pedir mais substituições que as disponíveis, mas colheram os frutos;
- aquele lateral direito deles tem a camisola com uma cova, tanta a vez que poliu a bola (cheira-me a golpe);
- O Vukcevic é uma besta, o que é excelente. Gosto acima de tudo daqueles rotativos à Chuck Norris. Só uma besta aguenta tanta porrada antes de seguir a driblar;
- Se o Paulo Bento insiste em ser burro, tudo bem, mas podia ser burro noutra ocupação. Desguarnecer a defesa é convite a sofrer golo, existe um nexo de causalidade e não é a primeira vez que acontece. Fool me once, shame on you...
- O que é o Pereirinha? Nunca consegui perceber;
- O Purovic joga muito bem, se virmos em fast-forward. Alguém dê coca ao homem, sff;
- Mandem vir o Derlei duma vez!

Arruaça Vitória

Bem me podem vir falar do Miguel e do Manuel Fernandes e de todos os mânfios que andam para aí, na noite, a causar distúrbios, mas parece-me muito mais fofo que o Luisão e o Katsouranis andem às turras em campo e sejam substituídos. Para mim, a melhor desde a birra do Simão para ser capitão de equipa...

Maior clube do Mundo indeed.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

jogo de estreia

aproveitando a minha estreia em lides bloguistas... e em resposta ao que acima foi dito... parece-me que a necessidade de os clubes portugueses valorizarem melhor os seus activos é óbvia, isto porque a nossa falta de manha nas negociações levou a que se tenham proporcionada alguns autênticos brindes aos tubarões europeus, com o ponto alto na venda por ridículos 6 milhões daquele que é actualmente o jogador mundial em melhor forma ( talvez o melhor em absoluto? )... mas apesar de tudo, deve-se reconhecer uma certa melhoria nos valores a que os nossos jogadores são transaccionados, especialmente na última época... de qualquer maneira, espere-se que a tendência seja para melhorar, até porque a par da liga holandesa, a liga portuguesa é o principal viveiro de talentos a preço acessível na Europa...

p.s. Nwoko ( suplente do leixões ) em vias de ser vendido por quase 2 milhões ao bolton da 1ªliga inglesa... aceitam-se explicações... porque eu não as tenho.

Em sprint como o Bosingwa

Falando em FM, lembrei-me de uma coisa vista aqui,e que prova a já conhecida veia profética do jogo (basta lembrar "descobertas" como Robbie Keane , Thomas Gravesen e outros que tais). Neste caso, sei que não fui o único a "ter" Modric na "minha equipa".

Em todo o caso, procurando vídeos do dito croata no fatal-como-o-destino Youtube deparei-me com esta peça, que me causou, confesso, um certo desconforto, certamente partilhado pelos portistas em geral. Apesar disso, a verdade é que levanta algumas questões que merecem um minutinho de atenção. Pondo-as assim a jeito de "pergunta da semana" do Rui Santos, lembro-me das seguintes:

a) Terá a transferência de Diego sido bem resolvida pelo FCP?
b) Apesar do "possível" erro de Co Adriaanse na avaliação de Diego, seria possível fazer um plantel com Diego e Anderson?
c)
A propósito: não estaria na altura de os clubes portugueses, dada a quantidade de bons jogadores que de lá têm saído para os "grandes" da Europa, tentarem inflacionar os preços que praticam?

As duas primeiras questões não têm propriamente um interesse desmesurado para os não-portistas, mas talvez ainda me debruce sobre elas (um dia destes - agora o tempo não abunda). A outra já é um cliché, mas sempre dá um ar um bocado mais geral à coisa.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

memorandum interno

Malta, temos que arranjar maneira de pôr o Paulinho Cascavel a escrever aqui!

E parece-me que o Luís Freitas Lobo criou sozinho a base de dados do FM 2008...

Mónica e o Carteiro


Já espetei o meu alfinete no bonequinho do Rui Santos, escolhi o couro cabeludo, vamos lá ver se o cabelo à prova de furacão aguenta.
Gostaria também de fazer um comentário ao post que relaciona Nuno Gomes e Heldér Postiga. Parece-me que tanto o Nuno Gomes, como o Heldér Postiga foram vitímas do "sindrome Dani", no entanto podemos destacar uma diferença na maneira como os dois jogadores foram afectados por essa patologia, Heldér Postiga desenvolveu a doença muito rapidamente correndo actualmente o risco de ver a sua doença atingir a gravidade de um "sindrome de Nalitzis" (ou o sindrome do cão que ataca o carteiro). Por seu lado, Nuno Gomes conseguiu sempre controlar os sintomas, fazendo uma carreira à base da gestão de danos, e não me parece que a doença chegue a um estado mais alarmante ou degenere para um quadro clinico de maior gravidade. No entanto, será interessante ver no futuro como um portador desta doença a poderá utilizar como base de uma carreira fora dos relvados, ainda hoje li no desportivo mais imparcial do espectro uma crónica em apologia de um Nuno Gomes dirigente.
Respondendo ao post do meu colega e utilizando a sua terminologia, Nuno Gomes poderá ser chamado de burlão futebolistíco, Postiga, esse já encaixa no perfil de vitima.