sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

outros mercados de Inverno

Eis a transferência mais arrojada de que ouvi falar nas últimas semanas, e donde menos esperava...

Pau Gasol nos Lakers

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

errata ao inquérito

Como eu sou uma besta, e estejam à vontade para me contrariar, incluí o Farnerud na lista, só que isso não faz sentido, uma vez que já cá estava. Vai o Marian Had para a lista. Manel, obrigado pela correcção.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Rui Santos e flops verdes

Fechada a sondagem sobre o indescritível comentador, ficam os resultados:

Rui Santos: génio?
Não - 90%
Sim - 9%

Nova questão, e porque temos que começar por algum lado, analisemos os flops da temporada, neste caso do Sporting. As possibilidades são totalmente arbitrárias (ou até não) e se se lembrarem de mais alguma, é só dizer.

Parabéns, Paulinho!

Para celebrar o aniversário do roupeiro mais famoso do planeta, nada como uma vitória sobre o Penafiel. Homem do jogo, Marat Izmailov, dois golos e uma assistência. Comprem-no lá de vez, que vale bem a pena!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

tão lindo que verti mais uma

Dias Ferreira: "eu sei contar! eu tenho a 4ª classe antiga, nem preciso dos dedos. até podia contar sem dedos, salvo seja. eu tenho a 4ª classe antiga."
Guilherme Aguiar: "e o 7º ano de praia."

tão lindo que verti uma lágrima

Fernando Seara ficou chateado porque Guilherme Aguiar desvalorizou a pancada que Rui Costa levou no joelho ao fintar um jogador do Vitória: "o joelho do Rui Costa bateu no joelho dele". Depois dum curto silêncio com os lábios fortemente fechado, dispara: "o pé do Liedson bateu no pé do Helton!... é ex-... é... PIMBA!!"

carícias

Acabo de ver a repetição do lance da pisadela do Bruno Alves ao João Moutinho, sem zoom nem slowmotion, e foi duma violência parva. Isto era rebentar-lhe a focinha.

Da História e Do Tempo

Interrompendo Guilherme Aguiar quando este falava dos resultados obtidos pela equipa do FCP treinada por Tomislav Ivic, que jogava só com um avançado, eis Fernando Seara a lançar a questão fundamental: "quem era o extremo esquerdo?"

Entretanto, Guilherme Aguiar acusa Dias Ferreira de ter um crédito de várias horas oratórias a mais no últimos programas, e este acusa-o de dar a volta a questão, justificando-se com a insistência dos seus pares e da comunicação social a respeito da crise no Sporting.

imediatamente a seguir

Dias Ferreira: "quer dizer, se um cego for contra uma pessoa, olha, devia ter visto, não?!"

dia seguinte seguinte

Cá estou eu a assistir a uma repetição do Dia Seguinte, a ver os velhos a discutir. Até agora, já deu para ver que Guilherme Aguiar martela forte num fora-de-jogo não assinalado no segundo golo do Sporting. Dias Ferreira está muito chateado. Fernando Seara manda bocas. Só pode melhorar...

intendência

Como já dei um jeitinho ao Coisas da Causa, dei também um jeitinho aqui. Faltarão algumas coisas, mas vai-se fazendo. Comentários são bem-vindos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

há os frangos e há os estúpidos

A pequena área do City estava cheia de balões com as cores do clube de Manchester, e um desses balões "fintou" Michael Ball, alterando a direcção da bola. O defesa falhou o alívio e a bola sobrou para o avançado Shelton, que fez o segundo golo do Sheffield United, que afastou o Manchester City (2-1).

Tem o vídeo no final da página. Surreal.

Sporting 2 - 0 FCP

Podia dar outros títulos a esta posta, como por exemplo "biqueirada na crise" ou uma patacoada do género. O certo é que gostei do que vi.

A equipa do Sporting correu como há muito não se via, e conseguiu desta forma aproveitar-se do estilo de jogo do Porto - rápido e aberto. Vi muitos bons cortes arriscados, vi pressão bem alta e uma segurança defensiva a toda a prova. Polga e Tonel estiveram bons demais, e o marrazense Patrício mostrou credenciais seguras. Mas a parte verdadeiramente boa foi a parelha de extremos do Leste: Vukcevic e Izmailov. O segundo voltou a marcar ao Porto, depois do golaço da Supertaça, e correu, correu, correu... Tive aliás esperanças que rebentasse a focinha ao Bruno Alves. Nunca se metam com um russo. É muito má ideia. Já o montenegrino é o novo Sá Pinto. Aquele salto para a bancada foi um pormenor de rara beleza. Suponho que tenha magoado 3 ou 4 gajos com um abraço. Liedson também merecia um golinho, e foi por pouco. Bateu-se bem na frente, e com a consistência defensiva do Porto ao longo de quase todo o jogo (falhou naqueles minutos em que o Sporting marcou 2 golos) o golo seria sempre difícil. Quando as pernas falharam, o Porto apertou e a aposta caiu exclusivamente no contra-ataque, a tarefa tornou-se ainda mais complicada. Paulo Bento devia ter refrescado a equipa, sobretudo substituindo Miguel Veloso por Adrien. Travar Lucho é uma tarefa homérica, e se for preciso um gajo diferente por parte, faça-se!

Do lado do Porto, volto a Lucho para começar. O homem é um jogador dum nível a que não estamos habituados em Portugal. Tem pulmão, visão e técnica. Lucho é um luxo a que poucos se podem dar, e com retorno mais que evidente. Lisandro foi também uma força em campo, como aliás ao longo de toda a época. Também merecia o golo, mas não aquele em fora-de-jogo. Aliás, se o golo tem sido limpo, o jogo teria claramente um resultado bastante diferente. O grande problema do Porto, que se tornou mais grave com o seu ascendente ao longo de toda a segunda parte, foi a exasperante falta de pontaria. Sendo adepto do Sporting sei muito bem o que isso é. Ontem a bola não ia entrar, ponto final! Ainda assim, a equipa nortenha teve fortes bónus. Umas quantas cargas do Bruno Alves a merecer cartão vermelho, quer directo, quer por acumulação, e em especial aquela pisadela ao capitão João Coração de Leão. Quando acertava no Vukcevic é que a coisa se tornava rídicula, porque esse nem as sente. Ainda assim devia ter saído de campo a mal e antes do final.

Agora basta que o Sporting continue a jogar como jogou ontem e decerto se vai sair melhor nas competições em que está envolvido. O primeiro lugar na Liga é utópico, porque o Porto não quebrou nem quebrará. Já o segundo lugar é alcançável, as Taças também, e esperamos para ver como se safa na UEFA. Espero que comprem rapidamente o passe do Izmailov. Excelente aquisição.