segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sporting 2 - 0 FCP

Podia dar outros títulos a esta posta, como por exemplo "biqueirada na crise" ou uma patacoada do género. O certo é que gostei do que vi.

A equipa do Sporting correu como há muito não se via, e conseguiu desta forma aproveitar-se do estilo de jogo do Porto - rápido e aberto. Vi muitos bons cortes arriscados, vi pressão bem alta e uma segurança defensiva a toda a prova. Polga e Tonel estiveram bons demais, e o marrazense Patrício mostrou credenciais seguras. Mas a parte verdadeiramente boa foi a parelha de extremos do Leste: Vukcevic e Izmailov. O segundo voltou a marcar ao Porto, depois do golaço da Supertaça, e correu, correu, correu... Tive aliás esperanças que rebentasse a focinha ao Bruno Alves. Nunca se metam com um russo. É muito má ideia. Já o montenegrino é o novo Sá Pinto. Aquele salto para a bancada foi um pormenor de rara beleza. Suponho que tenha magoado 3 ou 4 gajos com um abraço. Liedson também merecia um golinho, e foi por pouco. Bateu-se bem na frente, e com a consistência defensiva do Porto ao longo de quase todo o jogo (falhou naqueles minutos em que o Sporting marcou 2 golos) o golo seria sempre difícil. Quando as pernas falharam, o Porto apertou e a aposta caiu exclusivamente no contra-ataque, a tarefa tornou-se ainda mais complicada. Paulo Bento devia ter refrescado a equipa, sobretudo substituindo Miguel Veloso por Adrien. Travar Lucho é uma tarefa homérica, e se for preciso um gajo diferente por parte, faça-se!

Do lado do Porto, volto a Lucho para começar. O homem é um jogador dum nível a que não estamos habituados em Portugal. Tem pulmão, visão e técnica. Lucho é um luxo a que poucos se podem dar, e com retorno mais que evidente. Lisandro foi também uma força em campo, como aliás ao longo de toda a época. Também merecia o golo, mas não aquele em fora-de-jogo. Aliás, se o golo tem sido limpo, o jogo teria claramente um resultado bastante diferente. O grande problema do Porto, que se tornou mais grave com o seu ascendente ao longo de toda a segunda parte, foi a exasperante falta de pontaria. Sendo adepto do Sporting sei muito bem o que isso é. Ontem a bola não ia entrar, ponto final! Ainda assim, a equipa nortenha teve fortes bónus. Umas quantas cargas do Bruno Alves a merecer cartão vermelho, quer directo, quer por acumulação, e em especial aquela pisadela ao capitão João Coração de Leão. Quando acertava no Vukcevic é que a coisa se tornava rídicula, porque esse nem as sente. Ainda assim devia ter saído de campo a mal e antes do final.

Agora basta que o Sporting continue a jogar como jogou ontem e decerto se vai sair melhor nas competições em que está envolvido. O primeiro lugar na Liga é utópico, porque o Porto não quebrou nem quebrará. Já o segundo lugar é alcançável, as Taças também, e esperamos para ver como se safa na UEFA. Espero que comprem rapidamente o passe do Izmailov. Excelente aquisição.

Sem comentários: